Vamos Falar Sobre Luto?



      
        O que é? De onde vem? Quais são os gatilhos para o tão famoso e temido luto?

        Todas as pessoas, de uma maneira ou de outra, já passaram por uma situação de luto. Seja a perda do emprego, a morte de um animal de estimação, mudança de escola, de casa, troca de carro... e a mais perceptível, a morte de um ente querido.

        Apesar de necessário, é bastante incomum pensarmos no “fim” como parte do processo em nossas vidas.

        Iniciamos os estudos, sabendo que há tempo de início e fim, porém é uma grande luta interna quando acaba. Trocar de emprego também é um processo, o sair da empresa antiga, quebrar vínculos estabelecidos. Temos consciência que nascemos com certo prazo de validade, e que a morte faz parte da vida, porém quando ocorre não a aceitamos.

        O fato mais interessante nisso tudo é de não termos consciência que qualquer perda é um luto. E que essa perda causa dor. Dor essa que todo ser humano emocionalmente saudável sente.

        O que nos diferencia uns dos outros, e é bastante interessante, é a maneira como cada um sente, vivencia, experimenta a dor do luto.

        Por mais que o fato que levou à dor do luto seja a mesma em diversos pontos, somos únicos, e assim, sentimos diferente. Enfrentamos de forma diferente uma mesma situação.

        E então, você já teve algum tipo de perda? Vivenciou o luto? Conte-me sua história...

        No próximo texto falaremos um pouco mais sobre o temido LUTO, esse fantasma tão real que sempre nos assombra. Até lá!!!

Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga Clínica
Tel. (11) 97626-5474


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???