Dê Tempo aos Seus Processos

 

Há algum tempo me encantei por plantas, e tudo o que vem com elas; cuidados, regas, podas, fertilização... e com isso passei a observar o seu desenvolvimento.

Das plantas que tenho, há duas específicas com significado especial para mim, são duas orquídeas, uma ganhei no dia das mães, e outra era de minha mãe, que a amava e como ela não está mais aqui para cuidar, peguei para mim.

A orquídea que era da minha mãe, florescia sempre no começo do mês de aniversário dela, Junho, e durava até o final do mês, data de seu aniversário, e isso a encantava. E todo ano espero seu florescer, que é como ter um pouquinho de minha mãe comigo.

Então, neste 2021 não foi diferente, final de Maio eu já estava olhando a planta para ver se aparecia seus brotos de flores, e nada. Primeira semana, segunda semana, na terceira semana começaram timidamente aparecer, mas na minha pressa de estarem para a data que seria o aniversário dela, comecei a questionar porque não cresciam logo, e o que EU tinha feito de errado para demorarem tanto para florescer. 

Claro que não houve resposta da planta... e se ela respondesse, eu, com certeza, assustaria...

Mas percebi que as flores nunca cresceriam no meu tempo, ou no tempo que eu desejava, e sim no momento que elas estivessem prontas e fortes o suficiente para isso, e tive um insight.

Tudo acontece no tempo que tem que acontecer, acelerar os processos só faz com que as coisas aconteçam de maneira errada, incorrendo muitas vezes em consequências que nos desagradam, ou então, que nem aconteçam, causando em nós mesmos uma frustração enorme, claro que criada por nós.

A foto deste texto, são as flores de minha mãe, que iniciaram seu crescimento a partir da semana do dia 20/06, tendo a primeira flor aberta um dia depois do dia que seria o aniversário de minha mãe, e como presente por parar de tentar acelerar o processo, a flor está firme e forte para o meu aniversário, um mês depois (25/07), com pelo menos mais quatro brotos crescendo, cada um a seu tempo, para alegrar também o meu mês.

Então, seja qual for o seu processo, estudos, crescimento profissional, crescimento pessoal, terapêutico  (autoconhecimento, amor próprio, ansiedade, depressão, entre tantos outros), respeite seu tempo e aprecie cada pequeno movimento, cada pequeno passo, porque é através deles que você chegará ao seu objetivo maior.

Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga Clínica - CRP 06/139747
Tel. (11) 97626-5474

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?