Luto - Porque Negar?


     Sobre o Luto, a "negação" é o primeiro passo. É algo muito natural, espontâneo. Muitas vezes (ou todas elas) nem percebemos que o negamos, que não concordamos com ele.

     Ao perdemos algo, ou alguém, um dos primeiros pensamentos é: "não pode ser", "não acredito", "está errado", "logo mais ele entrará por essa porta", e uma série de outras questões que fingimos não ter existido.

     E qual o motivo, qual a razão para esse primeiro fator, o negar?

     A negação é uma fuga de nosso inconsciente, está vinculada à vontade de evitar a dor, ao medo de vivenciar essa experiência desagradável de perda, à necessidade que todos temos de controlar a vida, e não pensar na finitude das coisas.

     Quando algo é negado, ele deixa de existir, ou seja, se negamos a morte ou perda, ela supostamente deixa de existir e isso nos ajudará a não sofrer, nem que seja por segundos, minutos, horas ou anos, mas sempre será por um certo período, porque o evento ocorrido é um fato real, e mais cedo ou mais tarde teremos de vivenciá-lo.

     E quando isso acontecer, ou para que isso aconteça, passaremos à segunda fase, a RAIVA, que falaremos no próximo texto. Te espero lá!

Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga
Tel. (11) 97626-5474

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?