Finalmente, a Aceitação do Luto



Definições:
Aceitação: ação ou efeito de aceitar, concordar.
Aceitar: consentir em receber; estar de acordo ou conformar-se com.

     Neste ponto não significa que a dor acabou. Não significa que não vamos mais chorar. O real significado para aceitação no luto é que deste momento em diante conseguiremos, de alguma forma, compreender todo o processo e ressignificar a dor, dando à ela outra forma.

     Percebemos que esse processo (de perda) faz parte do ciclo da vida, e que através dele tiramos (ou não) grandes aprendizados.

     Depois de tantas emoções e sentimentos conflitantes, aprendemos que a "morte" faz parte da vida. Aprendemos a falar e/ou lembrar a questão da perda com saudade.

     Passamos a ter recordações, a ver as coisas e as situações alegres; ainda haverá lágrimas, talvez um pouco de dor, porém tudo será mais leve, porque nos damos conta de que o valor real está nas experiências vividas, nas palavras que foram ditas.

     Percebe-se que o importante não é a falta que a ausência nos traz, mas as marcas e ensinamentos que teremos sempre conosco.

     E cada pessoa terá sua própria experiência, sua própria lembrança. Lembrança essa que virá com cor, cheiro, sentimento, sensações, e será uma libertação, um renovo, porque nos sentiremos livres para então continuar.

     Afinal, essa é a sensação que a aceitação nos traz, sensação de liberdade, de que o peso ficou para trás.

     Aqui é onde nos permitimos ter liberdade para seguir com a vida, renovados, sem cobranças e prontos para falar de quão profunda foi (ou tem sido) essa louca e pesada viagem que é vivenciar o LUTO.

Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga - CRP 06/139747
Tel. (11) 97626-5474

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?