A Chave Para Todas as Coisas



     Há um tempinho me pego reclamando de não conseguir escrever, de não ter tempo. Com isso, comecei a olhar ao redor e percebi como é fácil reclamar.

     Reclamamos da TV alta; reclamamos de engordar; reclamamos a ausência de um amigo ou parente; reclamamos da vaga no estacionamento do shopping (por ser apertada, por estar longe da entrada, por serem preferenciais), reclamamos do nosso trabalho, reclamamos de acordar cedo, reclamamos do sol, da chuva, do frio, do calor...

     Reclamamos, reclamamos e reclamamos...

     E refletindo sobre isso, me dei conta que só venho lamentando, só reclamando e que não tenho feito nada mais a respeito. Fora que o verbo reclamar, me leva a re-clamar, que nada mais é que clamar de novo, pela mesma coisa, ou seja, nada vai mudar.

     E aí, fazendo algumas leituras, me deparo com a frase de Freud: “qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?”. E de repente ouço uma voz: É necessário ATITUDE para que as coisas aconteçam. Eu sou a única responsável pelas coisas das quais eu me queixo.

     Nada vai mudar, nada vai acontecer (ou deixar de) se EU não tomar uma ATITUDE em relação àquilo que me incomoda.

     Estamos (ou ficamos) tão acomodados dentro de nossa zona de conforto, dentro de nosso mundinho, que passamos a acreditar que as mudanças devem vir do outro para nós.

     Mas se as questões e os incômodos são meus, o ATO da mudança não deve vir de mim? Claro que sim.

     Mudar é cansativo, é desafiador, dá trabalho, causa medo, mas não podemos deixar que isso nos paralise. Vamos usar esse medo para nos impulsionar e nos levar a lugares que até então só existiam em nossos sonhos.´

     Só assim podemos olhar para trás. ver o trabalho, o esforço e dizer com satisfação, VALEU A PENA.

Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga - CRP. 06/139747
Tel. (11) 97626-5474

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?