Sobre Saudade

 


Definição: substantivo feminino

Sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou a ausência de experiências prazerosas já vividas (freq. us. tb. no pl.).

Saudade é algo muito interessante porque pode ser relacionada a pessoas, coisas, lugares, situações (vividas ou não), e a intensidade e forma de sentir é sempre diferente uma da outra.

Em breve completam-se 2 anos da morte de minha mãe, e claro que me recordo dela todos os dias, mas sempre é algo leve, de atitudes ou falas que tenho muito parecidas com as que ela tinha, ou um filme que ela gostava. Porém há uns 15 dias foi tudo muito intenso. Acordei com um nó na garganta, uma coisa me engasgando e claro que chorei. E assim foi durante boa parte do dia. Busquei respostas querendo entender o que estava acontecendo, afinal por quê isso agora?

Claro que o dia passou e não tive respostas que me deixasse satisfeita.

No dia seguinte é como se tudo o que senti no dia anterior tivesse desaparecido ou pior, nem tivesse acontecido. Amanheci leve, tranquila e a lembrança já não era mais dolorosa. Era só lembrança...

A vida acabei me passando mais uma lição, a qual espero realmente ter aprendido. Algumas sensações, sentimentos, apensas chegam e devemos vive-los da maneira que pudermos, sem querer controlar a emoção ou até mesmo evita-la.

Vivenciar o que estamos sentindo, é a melhor maneira de ficar bem, porque só assim é possível deixar sair ou curar o que está doendo, é assim que conseguiremos ressignificar o momento, o fato, a situação, e por que não a emoção.

Vamos experenciar cada momento, para assim podermos nos entender de maneira mais real e completa.


Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga Clínica
Tel. (11) 97626-5474

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?