... Esse é o Nosso Papel ...

 




Como psicóloga, procuro (e preciso) ter boa escuta e por vezes oriento meus pacientes / clientes em diversas questões, e a partir daí, após refletirem, eles atuam dentro do que entendem como as melhores decisões para si mesmos.

E então me pego pensando, como as vezes me sinto hipócrita, porque muitas coisas que enxergo ser a melhor forma de viver, não consigo aplicar a mim mesma.

E porquê decidi escrever sobre isso, onde acabo expondo a mim e minhas dificuldades. E essa resposta é a mais interessante.

Venho percebendo há algum tempo o quanto nós, psicólogos, somos vistos como os “sabichões”, como pessoas que têm as respostas para todas as coisas, e assim sendo, estamos acima de todos os males e dificuldades.

Afirmo categoricamente que antes de sermos psicólogos, somos seres humanos (tenho certeza disso), cheios de neuras, medos e com tantas incertezas como tantos outros seres humanos. Até podemos saber e ter conhecimento de muitas coisas na teoria (outras em prática de vida – o que não significa que isso serve de algo para “o outro”, porque a experiência é minha e única).

Porém, o que realmente quero deixar aqui é que temos tantas necessidades, prazeres, amores, dificuldades, alegrias e tristezas, quanto todas as pessoas. E sim, nos cuidamos através de terapia (ah, nós também temos um psicólogo para chamar de meu), supervisão, cursos, estudos.

Não somos detentores do saber “como fazer a vida do ‘outro’ ser a melhor e mais feliz”, mas podemos sim, como profissional trilhar esse caminho de descobertas com cada um, a fim de colaborar no desenvolvimento de um maior autoconhecimento, que no fim trará mais leveza e alegria de viver.

Esse é o nosso papel.

Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga - CRP 06/139747
Tel. (11) 97626-6474



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?