Escrever ... será que é bom?

 



Há algum tempo venho pensando sobre a escrita e o que esse processo significa para as pessoas. Mas pensar no significado para outras pessoas é algo bem difícil, então, resolvi olhar para mim.

O ato de escrever para mim, é, no mínimo, libertador. Poder expressar, colocar em palavras tudo o que muitas vezes quero esconder de mim mesma, sem a preocupação de estar bem escrito, com acentuação ou pontuação correta, é o máximo.

Quando falo em escrever, é algo como um diário, do tipo que não precisa ser visitado todos os dias. É simplesmente um caderno onde depositarei meus sentimentos e sensações sempre que achar ser necessário.

E claro que não é só sobre os momentos ruins ou tristes, tem os agradecimentos, as surpresas, as alegrias, as conquistas e realizações de sonhos que precisam estar no papel, porque na maior parte do tempo, só trazemos o ruim, o pesado.

Hoje em dia temos tantas formas para escrever, computadores, celulares, blocos, mas eu garanto que nada é tão efetivo quanto o bom e velho caderno. Afinal, não podemos deixar lágrimas caírem nos teclados de um computador, e nem pegar o celular com as mãos molhadas sem deixa-lo ensebado.

O bom e velho papel e caneta, não nos faz sentir a necessidade do politicamente correto. Não nos obriga a corrigir a ortografia, e podemos apertar a caneta quando estamos com raiva, o que não se pode fazer no teclado. Sem contar o fato que uma vez colocado no papel, não tem como tirar de lá. Podemos até passar um corretivo, mas a escrita estará lá, debaixo daquele branquinho...

Enfim, o escrever é terapêutico, porque nos obriga a pensar nas coisas que nos incomodam, nos pontos que precisamos mudar em nós mesmos. É no momento da escrita que realmente temos um contato pessoal conosco, com um “eu” que somente nós conhecemos, e que muitas vezes deixamos de olhar.

Vamos escrever mais, criar mais, exercitar o autoconhecimento e o autocuidado, afinal, só assim poderemos ser pessoas melhores.

Bora enfrentar esse desafio?

Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga – CRP 06/139747
Tel.: (11) 97626-5474



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?