Natal, Renovação ou Amadurecimento?





Hoje mais que em qualquer outro tempo, entendo e sei o porquê de serem chamadas “festas de final de ano”...

Há 1 ano escrevi sobre o Natal, os sentimentos que ele nos desperta, mas principalmente sobre minha maior descoberta até então, que não é porque não conseguimos ficar longos momentos com algumas pessoas que não as amamos, ou seja, que não há falsidade nos abraços e demonstrações de afeto que ocorrem nesta época, elas são reais, e podemos sentí-las e desfrutá-las sem “neuras”.

Depois desse aprendizado, que me trouxe amadurecimento e mudou minha visão de vida, veio nosso 2018 e então consegui desfrutar mais da companhia das pessoas, e talvez por isso, por perceber que estava mais fortalecida Papai do Céu me presenteou com alguns fatos e nesta ordem: levou 2 pessoas muito queridas, uma cirurgia, um emprego que amo, e o fato mais doloroso, levou minha mãezinha para junto Dele.

Posso dizer que tudo o que aconteceu este ano foi um preparo para a minha maior dor e meu maior aprendizado, porque pude sentir (novamente)  o que é perder (amigos queridos, e porque não família), o que é depender (recuperação pós cirurgia), o que é trabalhar naquilo que ama, e finalmente o que é amor verdadeiro e resiliência (morte de minha mãe).

Por que falei tanto sobre o que aconteceu comigo neste ano? Porque sei que muitas pessoas passaram por momentos e situações parecidas, e hoje, mais que em qualquer outro tempo, entendo e sei o motivo de serem chamadas “festas de final de ano”.

São chamadas de “Festas de Final de Ano” pelo simples fato de podermos analisar e porque não, reescrever nossos objetivos, traçando novas rotas e planos para aquilo que ainda não conseguimos. Podemos festejar nossas conquistas e realizações, podemos renovar os votos e objetivos que colocamos a longo prazo.

Porém o mais importante de tudo isso, é que podemos FESTEJAR o fato de estarmos no final de mais um ano, olhar para trás e enxergarmos que CONSEGUIMOS, apesar de tudo o que aconteceu, chegar até aqui e continuar indo além.

Apesar das raivas que passamos, das dores que sentimos, das quedas e perdas sofridas, também tivemos sorrisos, abraços, encontros e reencontros, começos e recomeços. Isso é a vida. Isso é amadurecimento.

Por esse 2018 tão intenso, no qual uma vez mais amadureci através de minhas experiências, o que realmente fica é GRATIDÃO...

Gratidão esta que terá maior explicação no próximo texto!!!

FELIZ NATAL!!!!

Cristiane A. Diniz
Psicóloga 
CRP 06/139747

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?