Raiva no luto?




     O que podemos dizer da raiva? Ela é algo que nos consome logo após aquela sensação de frustração, quando então questionamos o porquê de ter sido assim, da forma como aconteceu.

     A raiva é algo como que pudéssemos brigar com o objeto do luto e fazê-lo retornar às nossas vidas.

     É muito comum que isso ocorra, mas talvez seja a fase menos longa, ou quase sempre vem acompanhada ou misturada com as demais, por esse motivo não percebemos muito sua presença.

     E então, por que sentimos raiva? Por que sentimos essa necessidade de brigar com o objeto do luto?

     A resposta é simples, porque "ele" fez algo que não estava na programação, nos deixando muitas vezes, sem chão, perdidos, frustrados. E porque não dizer indefesos, afinal é uma perda permanente, e nada podemos fazer para mudar essa realidade.

     O importante é sabermos perceber que esse sentimento é natural, não devemos sentir medo, culpa ou qualquer outra coisa por termos esse sentimento nesse período, e sim nos conscientizarmos que faz parte de um processo que ainda está no início e passará por mais três pontos ainda antes de terminar.

     Lembre-se que perder algo importante ou alguém, é doloroso e triste, portanto, diversos sentimentos ocorrerão de forma conjunta, e cada pessoa sentirá de maneira diferente. Alguns passarão pelo luto mais rapidamente que outros. Alguns ficarão mais fragilizados, outros mais fortalecidos.

     Independente da forma como você se sente, não tente fugir desse momento. Não deixe de falar sobre o assunto (se assim desejar), ou se preferir escreva, coloque no papel todas as sensações, mas não deixe de se apoiar em pessoas de confiança, porque sempre haverá alguém com quem contar, afinal, essa não é a melhor hora para ser forte!


Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga - CRP 06/139747
Tel. (11) 97626-5474


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?