O que o MEDO significa para você?


Definição: sentimento de viva inquietação ante a noção de perigo real ou imaginário, de ameaça; pavor; temor. De acordo ao Dicionário Técnico de Psicologia (Cabral, Álvaro e Nick, Eva; 12ª Ed.), trata-se de um estado emocional de agitação inspirado pela presença real ou pressentida de um perigo concreto, caracterizando-se por várias alterações no comportamento, desde a fuga até o escondimento.

Na animação, o Medo é representado por um personagem franzino, de olhos esbugalhados,m constantemente assustado e raramente relaxado. assim somos nós.

O medo, apesar de parecer algo ruim, é extremamente necessário para nosso autocontrole. Vamos pensar juntos, a criança (no geral) nao sente medo - consequentemente é totalmente confiante em tudo e todos - incorrendo em quedas, queimaduras, ferimentos, etc.. Este sentimento nos coloca em alerta, evitando que algo desagradável nos aconteça. 

Mexer num fio desencapado, colocar a mão no ferro quente, atravessar a rua sem olhar, todas essas coisas nos causam medo, o escuro comumente causa medo nas pessoas pelo fato de não podermos controlar aquilo que não enxergamos, e a falta de controle nos coloca em alerta. O medo permite nos afastar do que possivelmente nos fará mal, e vendo por esta perspectiva é um sentimento bom e muito necessário. Isso o torna nosso amigo, exato, "nosso amigo medo". Definitivamente graças a ele não corremos riscos desnecessários.

Mas e quando o medo é o sentimento que domina nossas vidas? Impedindo-nos de viver, nos paralisando, afastando de nós a possibilidade de experenciar fatos que nos tratiam conhecimento, e porque não dizer, alegrias futuras. Aqui, neste caso,  é imperativo que se busque ajuda profissional.

Como todos os demais sentimentos, o Medo em equilíbrio é necessário para o bom desenvolvimento do ser humano como pessoa, identificando o que podemos ou não realizar em nossas vidas.

E aí, como está o seu relacionamento com o sentimento MEDO? Como ele se apresenta à você?

Por Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga, CRP 06/139747


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?