Tristeza




Definição: característica ou condição de triste; estado sentimental definido pela falta de alegria ou pela melancolia.

      Contrária a Alegria, a Tristeza é algo que não desejamos sentir, mas sentimos. Afinal está sempre relacionada a coisas ruins em nossas vidas.

      É automático, por mais que tentemos ela sempre vem (ou geralmente) ligada a perdas das mais variadas fontes (trabalho, pessoas, animais, um show, um encontro, etc.).

      O mesmo aconteceu com nossa personagem. Na animação, a "Tristeza" era isolada, todos a colocavam para fazer coisas sem importância a fim de não aborrecer a vida de Riley, a garotinha dona desses sentimentos.

      Fora da central de comando, Alegria sempre procurando ansiosa e desesperadamente o caminho de volta, não dava ouvidos à Tristeza, que com seu falar lento e carregado tentava continuamente dizer qual a melhor rota a seguir, pois ela sabia. Só era necessário dar atenção às suas palavras.

      Assim é em nossas vidas, no geral não damos ouvidos à nossa tristeza, afinal de contas são tantos os percalços do dia a dia, já temos tantos desafios, que nos momento que escolhemos para nós, não queremos "desperdiçar" com aquilo que nos causou dor e sofrimento, não queremos reviver as dores que quase sempre nos desvia ou nos atrasa para alcançar um objetivo.

      A tristeza é sempre apresentada como algo ruim, que não deveria sequer existir, entretanto, já prestou atenção que, foi no momento de uma perda (de qualquer tipo) que nos recordamos ou percebemos os bons momentos que aquela pessoa ou objeto ou momento nos causou?

      Já percebeu que foi, muito provavelmente, num momento de decepção (dor) que decidimos mudar para algo melhor, ou procurar aquilo que nos levasse para outro momento (melhor) em nossas vidas?

      Uma pessoa muito querida me escreveu após ler o texto da Alegria: "...adoro meus momentos alegres mas também valorizo meus momentos de reflexões tristonhas, são eles que me impulsionam..." (L.M.).

      Com essa frase encerro, deixando o seguinte para reflexão: porque expulsar a Tristeza de nossas vidas? Ela é realmente ruim?

Por Cristiane de Andrade Diniz
Psicóloga, CRP. 06/139747

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?