Por Que Elogios São Difíceis?


Por acaso alguém já prestou atenção à reação da maioria das pessoas quando são elogiadas? Um exemplo clássico é quando se elogia a roupa de uma pessoa. Geralmente a resposta é “nossa é tão velha” ou “você acha, eu uso tão pouco”.

Agora quando se trata de algum tipo de crítica (que as vezes são consideradas como ataques), parece que estamos melhor preparados, sempre temos uma resposta pronta, uma argumentação, porque por hábito nos preparamos para o pior. Quando recebemos uma crítica (seja de qualquer natureza) nosso cérebro desencadeia uma reação, nos dando a pronta resposta.

Já o elogio... ah o elogio... esse muitas vezes nos silencia, nos incomoda, nos deixa indefesos. Ocorre que não somos ensinados ao longo de nossas vidas, a simplesmente agradecer ao receber um elogio, aceitando-o, porque somos sempre desafiados a ser melhores, não que não sejamos bons, mas sempre queremos ser melhores. Um elogio nos tira de nossa zona de conforto e nos faz perceber, mesmo que por poucos segundos, que somos bons aos olhos do outro, o que nos faz também entender que talvez sejamos nossos maiores críticos.

O fato de simplesmente aceitar um elogio nos faz aceitar (implicitamente) que somos bons e somos suficientes naquele momento, o que nos leva a pensar que então não precisamos mais lutar, nos desafiar, trazendo um desconforto.

Por outro lado, podemos parar por um momento e sentir o prazer de uma boa auto estima, apreciando o fato de que conseguimos apresentar o nosso melhor, e isso é muito bom.

Não é errado sentir-se bem por ser elogiado, não é errado simplesmente agradecer um elogio recebido, porque isso é a compensação pelo trabalho duro que foi realizado até ali.

Para que tenha uma roupa bonita, teve de trabalhar e ganhar seu dinheiro para comprar. Para fazer uma apresentação, foi necessário pesquisar e estudar sobre o assunto. Para todas as coisas é necessária dedicação, algumas coisas mais outras menos, mas sempre é necessário dedicação, e não há nada de errado quando há reconhecimento por isso. Essa forma de pensar e receber críticas ou elogios não é convencimento ou egoísmo, é apenas a aceitação de um reconhecimento por algo bem feito.

Acho que está na hora de prestarmos mais atenção à isso e passar a só agradecer um elogio recebido, e claro, também reconhecermos ao ver um trabalho bem feito, e oferecer um elogio de vez em quando, dando esse prazer à outra pessoa.

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.” 
Sigmund Freud


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê Tempo aos Seus Processos

Mas Já???

Vamos Falar Sobre Luto?